09/12/09

Do Editorial do Expresso - Ambiente e Verdade

"Sem pôr em causa medidas ambientais úteis, é necessário trabalhar com base na verdade"
Esta frase, do editorial do Expresso do passado Sábado, 07/12/2009, encerra em si mesma de forma concisa e assertiva aquilo que se passa hoje em dia na problemática ambiental, quer a nível internacional quer ao nível nacional.
Embora tudo aponte para que as emissões de CO2 sejam, de facto, a causa mais provável do aquecimento global, sendo igualmente essa a minha linha de pensamento, não me admira nada, antes pelo contrário, que os resultados de alguns estudos sejam forjados de modo a passar a mensagem com mais eficácia, o que para além de lamentável, é condenável.
Em Portugal, embora a uma escala muito mais diminuta e sem a gravidade de um problema global, como o são as emissões de gases com efeito de estufa, estou em crer que se passa algo de semelhante, com estudos que incidem sobre a mesma coisa e apontam para conclusões totalmente opostas. Exemplos não faltam, e assim de repente, lembro-me de: Estudos ambientais sobre o novo aeroporto (Ota/Alcochete), Barragem do Sabor, Co-incineração e a preservação do Lobo-Ibérico Vs Parques Eólicos!!
Não consigo entender como é que técnicos com a mesma formação, que trabalham sobre a mesma legislação, e muitas vezes, usando a mesma metodologia, chegam a conclusões tão díspares...
Explicações para tal não tenho. Ou se calhar até tenho, mas não passariam de especulações.
Vamos esperar, então, para ver no que vai dar o caso já baptizado de "Climategate".

Sem comentários: