03/12/09

Manuela Ferreira Leite, as escutas e o Segredo de Justiça

A afirmação seguinte foi ontem proferida pela líder da oposição, Drª Manuela Ferreira Leite (MFL):
"O problema em causa não tem a ver com os acessos às escutas. Tem a ver com o facto de o povo português não conhecer o conteúdo das escutas..."
Quando a ouvi, esta manhã na rádio, pensei para com os meus botões que não deveria ter ouvido bem, que ningúem com responsabilidades políticas, ex-candidata ao cargo de 1º Ministro, e, actual deputada no parlamento luso, não teria ou poderia ter tamanha irresponsabilidade. Como tal, fui confirmar ao sítio web da dita estação de rádio, e, ingenuidade minha, não é que tal declaração tinha realmente sido proferida, eu não tinha ouvido mal, e sim, MFL tivera tamanha irresponsabilidade, não só política, mas igualmente cívica.
Vamos então por partes:
1º - "O problema em causa não tem a ver com o acesso às escutas" - Com esta afirmação, MFL está declaradamente a dizer que, o já tão famigerado Segredo de Justiça, por ela é para simplesmente "atirar às malvas". É uma opinião aceitável e defensável polítcamente, enquanto tal e em sentido lato. Já não o é quando está em causa um caso que, quer se queira quer não, se encontra em segredo de justiça, e concorde-se ao não, este tem que ser respeitado. Portanto, há um problema grave de atentado ao Estado de Direito Democrático, quando alguém ou alguns (que não o PGR, os magistrados com acesso ao processo e os investigadores) têm acesso às escutas.
2º - "...o facto de o povo português não conhecer o contéudo das escutas..." - Mas MFL queria o quê? que as escutas fossem afixadas em edital, em cada Junta de Freguesia deste País? Que a lei fosse, mais uma vez, grosseiramente violada? 
Nesta fase do processo, ninguém deverá ter conhecimento das escutas, com excepção dos agentes anteriormente referidos. 
No final do processo, ou quando os prazos legais assim o definirem, nada a opôr.  
Mais uma vez, com este tipo de declarações, MFL só vem confirmar duas coisas que já todos sabíamos (embora haja quem faça como avestruz...): Em primeiro lugar que o PSD continua sem ser ou se comportar como oposição credível; e, em segundo lugar, com a permanente preocupação de "assassinar" políticamente José Sócrates, o PSD principalmente através da sua líder e de Pacheco Pereira, apenas dá tiros no próprio pé, uma vez que se torna por demais evidente, que houve quem informasse há já algum tempo estes dirigentes políticos, do que se estava a passar e da existência de escutas em que o 1º ministro é, secundáriamente "apanhado". 
Ou alguém ainda acredita que na 1ª sessão parlamentar da actual legislatura, as referências aos eventuais casos de corrupção e às medidas de combate à mesma, por intermédio de José Pacheco Pereira e de Manuela Ferreira Leite foram inocentes ou pura coincidência?

É que ingenuidades meus caros, só ao volante e a ouvir rádio...

2 comentários:

ana disse...

Tudo serve para tentar deitar abaixo o governo eleito

O ovo estrelado disse...

...não foi por coincidência nem por pura coincidência, da mesma forma que as acusações do deputado madeirense socialista ao facto da MFL saber o teor das escutas é pura expeculação. Diria mais, a procissão ainda vai no adro e pelo andar da carruagem, o próximo vai ser o caso Magalhães que foi colocado na gaveta antes das eleições e agora vai ser "aquecido" de novo. Curioso é o facto do partid no Governo andar substancialmente mais nervoso com a incompetência da Oposição. Dos fracos reza a história e neste momento, somos representados pelos próprios. O que faz de nós uma triste e desagradável história...