30/07/09

Joana Amaral Dias (JAD)


Anda meio país a discutir quem mente, quem diz a verdade, será que dizem ambos a verdade e tudo não passa de um diz que disse, o porquê do silêncio da JAD.

Palavra de honra que ainda não entendi qual o drama nesta situação. Senão vejamos os eventuais cenários e o que daí poderia advir:
1) José Sócrates, ou alguém em seu nome, tinham convidado JAD a fazer parte das listas do PS para deputados. Nada mais natural, uma vez que, estando em Democracia, e não tendo JAD qualquer cargo na cúpula do Bloco de Esquerda (BE), não vejo qualquer razão para o não poder fazer.
Caso tenha sido este o cenário, temos que: Louça fica mal na fotografia, pois não foi nada que já não tivesse eventualmente feito ou tentado fazer com Manuel Alegre; Sócrates fica mal na fotografia, pois vinha a desmentir uma coisa, a qual, a ser verdade, não teria nada de condenável, antes seria, em minha opinião, uma jogada política brilhante;
2) Sócrates, nem ninguém em seu nome, alguma vez convidaram JAD, e aí Francisco Louça fica mal na fotografia uma vez que fez uma falsa acusação, independentemente de ter sido ou não com intenção;
3) Alguém do PS, que não Sócrates ou os seus mais próximos, sondou em conversa privada, se eventualmente JAD estaria interessada em ser candidata pelo PS, uma vez que esta já tinha sido apoiante de Mário Soares, é uma mais-valia evidente e já não seria a primeira a sair do BE para o PS. Neste caso, Sócrates diz a verdade, Louça acaba por dizer meia-verdade ou meia-mentira (como quiserem entender) e JAD, ou alguém por ela e, eventualmente, em seu nome, lançou a questão para a opinião pública, acabando por ganhar algum protagonismo político, mesmo sem aparecer e estando no estrangeiro, segundo consta.
Não me parece que possa existir mais nenhuma hipótese, e também não me parece que nenhuma das anteriores seja motivo para o alarido que se está a fazer.
Solução: esperar pela JAD e pelas suas explicações, se as entender dar (isso já será outra conversa...), que no dia que chegar ao aeroporto (se é que viajou de avião), qual futebolista, vai ter um batalhão de jornalistas atrás. Enfim, pelo menos será muito mais agradável para estes andar atrás da Joana do que do Caicedo.

1 comentário:

O ovo estrelado disse...

Mas afinal de contas quem é A Joana Amaral Dias?...querem transformá-la numa dama de Séc. XIX que recusa dança após dança, escondedo-se por detrás de um leque de sensualidade e de uma mantilla de puridade. Nem Paulo Campos , nem Sócrates nem mesmo o frei Loução conseguiram extrair-lhe as profundezasa da verdade, mas a certa altura, quem interessará a verdade!?...a ópera bufa, já teve o seu momento de êxtase, a notícia já foi. Afinal de contas a Joana Amaral Dias é e continua a ser alguém que pouco ou nada contribuiu para o que o BE pretende ser, nem muito menos poderá ser considerada um peso pesado para qualquer vago ou subterrâneo cargo num hipotético governo. O seu silêncio é compreensível...só a ela interessa. Pois enquanto houver murmúrio, os holofotes nela estarão focados. Mas com foque ou enfoque, continuo sem entender quem é Joana Amaral Dias?